Protocolo Wahls

Bem-estar ao seu alcance.

O Protocolo Wahls® é um plano alimentar e de estilo de vida que visa a diminuir os níveis de inflamação no organismo, otimizando assim a saúde das células do corpo como um todo, mas com especial ênfase sobre o cérebro e o sistema imunológico.

O protocolo é o resultado da busca da própria Dra. Terry Wahls por alternativas para tratar seus sintomas de uma doença autoimune chamada Esclerose Múltipla, para a qual não havia cura e diante da qual ela viu sua vida declinar à medida que a doença avançava, mesmo usando os tratamentos convencionais. Ela ela sentia dores insuportáveis e uma fadiga debilitante, tendo dependido de uma cadeira de rodas para se locomover por quatro anos. Mesmo se consultando nos melhores centros de Esclerose Múltipla dos Estado Unidos, e pagando pelas drogas mais avançadas e caras da época, nada parecia protegê-la do avanço da doença.

Inconformada, ela se debruçou sobre as pesquisas médicas mais recentes que ela tinha a disposição na época, buscando compreender as causas da esclerose múltipla e encontrar alternativas para sua própria cura. Foram anos de pesquisa e experimentações em si mesma até ela entender o poder determinante que o estilo de vida e a alimentação podem ter sobre o nível de inflamação no organismo. Com esse novo insight, ela desenhou um plano alimentar e de estilo de vida totalmente inédito que tanto elimina alimentos e hábitos que aumentam os níveis de inflamação como acrescenta rotinas e alimentos ricos em nutrientes que combatem a inflamação e protegem as células do sistema nervoso.

Ao implementar o Protocolo em sua própria vida, a Dra. Wahls conseguiu reverter os sintomas da sua esclerose múltipla e recuperar sua qualidade de vida. Suas dores desapareceram, ela recuperou seus movimentos, deixou a cadeira de rodas, e hoje vai ao trabalho todos os dias de bicicleta, sendo professora e pesquisadora da Universidade de Iowa (Estados Unidos) e conduzindo várias pesquisas científicas. Sua história de superação inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo a seguirem seus passos dentro do Protocolo Wahls como uma alternativa de surpreendentes resultados para auxiliar no controle de suas doenças autoimunes.

Como funciona o Protocolo Wahls?

O primeiro e mais importante ponto do protocolo é a alimentação, que enfatiza a importância do consumo de alimentos ricos em certos nutrientes capazes de, nas corretas proporções, agir como anti-inflamatórios naturais. Também restringe/ elimina o consumo de outros alimentos sabidamente inflamatórios. Isso em associação com estratégias para enfrentamento do estresse, otimização do sono, relaxamento e repouso, atividades físicas, suplementação de vitaminas e minerais, dentre outras

A dieta do Protocolo Wahls emagrece ou engorda?

Com a orientação de um profissional treinado para aplicar o protocolo, a tendência é que pessoas muito magras ganhem peso, enquanto pessoas com sobrepeso emagreçam. Em síntese, não é intenção do protocolo fazer perder ou ganhar peso em si, mas caminhar na direção de um equilíbrio de peso ideal.

O Protocolo Wahls pode ajudar em outras doenças além da Esclerose Múltipla?

Sim. Apesar de que o Protocolo Wahls foi desenvolvido pela Dra Terry Wahls no contexto do seu diagnóstico de Esclerose Múltipla, ele mostrou resultados favoráveis em quase todas as doenças que, como a Esclerose Múltipla, sejam autoimunes.

O Protocolo Wahls funciona mesmo?

Sim, e milhares de pessoas pelo mundo têm se beneficiado de seus resultados. Apesar de que no Brasil ele ainda é pouco conhecido, em locais como Europa e América do Norte ele é mais difundido. Os estudos conduzidos pela Dra Terry Wahls têm mostrado que as recomendações do Protocolo são capazes de ajudar a inativar uma doença em atividade como a manter a doença em remissão (inativada) no longo prazo.

O Protocolo Wahls pode ser feito por qualquer pessoa?

O Protocolo Wahls é especialmente benéfico se você tem Esclerose Múltipla ou outras doenças autoimunes. No entanto, uma vez que suas recomendações visam a diminuir os níveis de estresse e de inflamação no organismo e a enriquecer o aporte nutricional, qualquer pessoa que optasse por colocá-lo em prática certamente se beneficiaria. Familiares que residem na mesma casa que um paciente, por exemplo, que desejam também seguir no protocolo juntos, mesmo sem doença autoimune, podem fazer sem qualquer problema.

Vegetarianos podem fazer o Protocolo Wahls?

Um dos princípios do Protocolo Wahls é a Dieta Paleolítica, que essencialmente recomenda o consumo de carne animal. Porém dentro do Protocolo é possível seguir linhas alternativas sem carne, com ajuda de um profissional certificado para sua aplicação.

O Protocolo Wahls é difícil de seguir?

O nível de dificuldade varia de acordo com cada pessoa. Algumas acham o protocolo fácil de seguir, enquanto outras não. Existem muitos recursos disponíveis para ajuda, como livros de receitas, blogs e grupos de apoio online

Quanto tempo leva para ver os resultados do Protocolo Wahls?

O tempo de resposta é variável, a depender de cada situação e nas primeiras semanas talvez não haja melhora imediata dos sintomas mais antigos. A constância, porém, faz uma grande diferença. Dra Wahls aconselha que para se ter dimensão do que o protocolo é capaz de fazer o paciente precisa de 100 dias seguindo 100% das recomendações.

O Protocolo Wahls é o mesmo para todas as pessoas?

Não. Dentro das diretrizes do Protocolo existem várias subcategorias distintas, direcionadas para tipos diferentes de pessoas e problemas. Para se fazer essa distinção, é considerado todo o histórico de saúde do indivíduo, seu contexto social e familiar, sua doença e seus sintomas atuais, os resultados de seus exames, dentre vários outros fatores.

O Protocolo Wahls é compatível com outros tratamentos convencionais?

Mais do que compatível, é recomendável. A função do protocolo Wahls é somar aos esquemas de tratamento convencionais um terreno biológico mais susceptível à recuperação, uma vez diminuídos os níveis de estresse e inflamação celulares. O protocolo é especialmente interessante quando, isoladamente, os tratamentos convencionais não alcançam os resultados desejados.

O Protocolo Wahls pode substituir meus medicamentos convencionais?

O Protocolo Wahls não foi idealizado para ser um substituto para os tratamentos convencionais. Ele é uma abordagem complementar que pode ajudar a gerenciar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e otimizar os resultados dos tratamentos convencionais.

Qualquer profissional da saúde pode indicar e transmitir o Protocolo Wahls aos seus pacientes?

Não. A aplicação do Protocolo Wahls deve ser feita somente por profissionais certificados que tenham sido treinados pela própria Dra Terry Wahls

Olá
Podemos ajudá-lo?